Já imaginou construir uma marca com esforço e dedicação, só para descobrir que outra empresa está usando um nome semelhante, causando confusão e até prejudicando a reputação do seu negócio? Foi exatamente isso que aconteceu com a VLOG Transporte de Cargas e Logística LTDA.
A VLOG, proprietária da marca registrada "VLOG LOGÍSTICA" desde 2020, enfrentou um problema sério: as empresas VVLOG Logística LTDA e Grupo Casas Bahia S.A. começaram a utilizar as marcas "VVLOG" e "ENVVIAS POR VVLOG", mesmo após o INPI negar o registro dessas marcas por semelhança com a da VLOG. Como resultado, a VLOG passou a receber reclamações de consumidores confundidos, que associavam falhas da empresa à sua marca, afetando diretamente sua imagem e credibilidade.
Ao levar o caso à justiça, o tribunal reconheceu a violação dos direitos marcários da VLOG e determinou que as rés cessassem imediatamente o uso das marcas conflitantes. Sendo coordenadas a retirada de todas as menções às marcas ilegais em redes sociais, sites, caminhões e até uniformes, sob pena de multa diária que pode chegar a R$ 1 milhão. Além disso, as rés foram condenadas a pagar R$ 10 mil em danos morais e a indenização pelos prejuízos materiais será apurada.
Esse caso é um alerta para empresários: registrar sua marca não é apenas uma formalidade, é uma proteção essencial para o seu negócio. O registro no INPI garante o direito exclusivo de uso em todo o território nacional e permite que você tome medidas legais caso terceiros utilizem marcas semelhantes ou idênticas que possam confundir seus clientes.